por CARLOS DAVISSARA
Os nomes de Gabriel Bá e Fábio Moon ficam cada vez mais conhecidos para o público brasileiro. Depois de passarem uma temporada de sucesso trabalhando para o mercado comics americano, os dois autores se consagraram como referência do atual cenário das histórias em quadrinhos.
Acabo de ler PIXU, obra em quadrinhos produzida por Bá e Moon, em parceria com Vasilis Lobos e Becky Cloonan. Como de costume, o roteiro apresentado expõe as tensões das relações humanas, tema recorrente para esses artistas.
Mística e misteriosa, tensa e densa, a história tem sua raiz numa força sobrenatural maligna que se manifesta num antigo prédio de aluguel. O mal trazido por essa força se reflete nas almas dos moradores do local, se desdobrando em depressão, angústia, esquizofrenia, dor, tragédia...
Em PIXU, arte e texto se completam de forma surpreendente. Sendo escrita e ilustrada por quatro mentes criativas, a obra traduz a densidade do roteiro também em suas imagens, que trazem o estilo de cada desenhista acompanhando a rotina de cada um dos quatro apartamentos onde as tramas se desenrolam.
O mistério ronda tudo e há muitas entrelinhas a serem decifradas, o que torna PIXU desaconselhável a leitores de menos idade. Na verdade, mesmo jovens ou adultos menos acostumados a roteiros complexos podem estranhar a leitura. Nesse sentido, entretanto, a obra se engrandece, pois desafia a mente de quem lê a juntar as peças da história e dar-lhe sentido e novos sentidos e novos sentidos... Uma segunda leitura é quase obrigatória, o que se faz com o maior prazer.
Àqueles que curtem tramas profundas, PIXU é mais do que recomendado!
Livro em quadrinhos: PIXU
Roteiro e ilustrações: Becky Cloonan, Fábio Moon, Gabriel Bá e Vasilis Lobos.
Tradução: Douglas Quinta Reis
Editora: Devir
Ano de edição: 2009

Nenhum comentário:
Postar um comentário