por CARLOS DAVISSARA
A morte é um tema arriscado para se abordar. Sendo a maior certeza da vida, é também um dos seus maiores mistérios. Diversas visões de mundo já tentaram explicá-la, desde a antiguidade até os nossos dias, mas o além-túmulo segue ainda sob um véu de interrogações, sendo a principal delas: "o que há na vida pós-morte?".
Quando essa reflexão é feita, costuma-se ter em mente o indivíduo falecido em si. E quando esse indivíduo comete suicídio, por exemplo, alguns julgam que os dramas pós-morte sejam piores... Mas, vamos inverter os papéis dessa situação... Vamos pensar na vida após a morte, não do morto em si, mas dos vivos que o enterraram. Seus familiares, amigos, conhecidos, como ficam? O quanto a morte de alguém pode também matar um pouco dos que permanecem em vida?
É essa a premissa de onde parte a obra OS LAÇOS DA FITA, de Fernando Rocha.
Apesar de não ser um trabalho propriamente infantojuvenil, o livro pode ser bem apreciado por jovens com a mente aberta e dispostos a encarar uma história que põe à mesa a profundidade dos laços familiares.
Assim como tantos já tentaram explicar a morte, Fernando Rocha também usa de vozes diversas para discorrer sobre ela. Através dos pontos de vista de cada membro de uma mesma família, o autor constrói uma narrativa densa e intimista, impossível de ser ignorada.
Sua história apresenta um homem desiludido, desesperado e totalmente sem esperanças que o façam permanecer neste mundo. Ele, então, comete suicídio. Mas, antes, grava uma fita expondo seus motivos, desculpas e despedidas... Deixa para trás um filho de seis anos com a esposa desorientada, um irmão, que se culpa pelo suicídio, seu pai, que nunca superará sua morte, e a mãe, que só vê ainda sentido em viver tentando ajudar a criar o neto órfão. O tempo passa e o que resta da família são os laços da fita-despedida, que logo se tornarão nós difíceis de serem desatados. O filho transforma-se num jovem revoltado, a esposa enlouquece, o irmão torna-se depressivo, o pai morre de desgosto e mãe segue amargurada por acreditar não ter feito o suficiente para salvar a família. A história segue trazendo à tona as minúcias e fragilidades das relações familiares e a busca por um fio de esperança para seguir.
Como já comentei, OS LAÇOS DA FITA é um livro para leitores preparados, dispostos a encarar as verdades da existência, um livro para os corajosos. Fernando Rocha não polpa o leitor com meias-palavras, fala o que deve ser falado. E, como dizem: às vezes, a verdade dói... Você está preparado para a dor? Espero que sim, pois, como também dizem: a dor nos torna mais fortes.
Livro: OS LAÇOS DA FITA
Autor: Fernando Rocha
Editora: Penalux
Ano de edição: 2014
(a obra pode ser adquirida no site da editora)
Fernando é um mestre da narrativa e suas histórias nos pegam pela mão e nos faz viajar nas suas histórias. Seus personagens sempre ricos e humanos simplesmente nos sensibiliza. Esse livro, ainda mais agora após ler essa resenha, será com certeza minha próxima leitura.
ResponderExcluir