Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DICA DE LEITURA: "CONTOS DO PAPA-MOSCAS"


Nunca fui muito fã de contos. Em geral, leio histórias mais longas, acho que exatamente para prolongar o prazer de ficar próximo às personagens carismáticas de um bom livro.

O que me fez mudar um pouco de opinião nesse sentido, foi ler por acaso o livro "A Bruxa do Armário de Limpeza", de Pierre Gripari, que faz parte da coleção Contos da Minha Rua, da editora Martins Fontes. Sim, o livro traz histórias curtas, porém... histórias deliciosas. Para quem escreve ou lê livros infantojuvenis, as histórias de Pierre Gripari são indispensáveis. E creio que eu já disse isso por aqui...

Mas, na verdade, hoje venho falar mesmo é de um outro livro de contos, que também faz parte da coleção Contos da Minha Rua e consegue manter a mesma essência dos textos de Gripari. Trata-se de CONTOS DO PAPA-MOSCAS, de Alain Demouzon. Com certeza, Demouzon se inspirou nas histórias de Pierre Gripari para criar as suas. Que bom! Agora sou fã dos dois!

CONTOS DO PAPA-MOSCAS apresenta as aventuras e desventuras de Corentino e de sua vizinha Clotilde, duas crianças cheias de imaginação e energia. As histórias são bem malucas, todas muito criativas.

Uma delas conta como a mania de apontar o dedo, de Corentino, o concede poder sobre a vontade das pessoas.

Também tem a do gênio da lata de refrigerante, que é todo agitadinho e presunçoso.

E tem a da bruxa do congelador, pela qual Corentino se apaixona pensando se tratar de uma bela princesa adormecida.

E tem ainda a da expressão mágica "ahquedroga!", que faz as coisas voarem.

E por aí vai...

Como podem ver e como eu comentei lá atrás, são histórias cheias de fantasia, para os amantes de contos de fadas, histórias de cavalaria, reis, bruxas, princesas, dragões e... crianças aventureiras. Leitura precisa e prazerosa para todas as idades. Confiram!


Livro: CONTOS DO PAPA-MOSCAS
Coleção: Contos da Minha Rua
Texto: Alain Demouzon
Ilustrações: Lúcia Brandão
Tradução: Andréa Stahel M. da Silva
Editora: WMF Martins Fontes
Ano de edição: 2008
Ano da 1ª publicação original: 1990


Nenhum comentário:

Postar um comentário