Páginas

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DICA DE LEITURA: "O REI DO PICLES"



Vira e mexe, arrisco-me em leituras "meio que na sorte". Pego livros no impulso, sem indicação de ninguém, de algum autor desconhecido, só para ter a satisfação de encontrar um novo grande escritor seguindo meus próprios critérios.

É claro que, nesse esquema, acabo lendo muita coisa mediana, ou ruim mesmo. Nem tudo o que é publicado merece ser lido, infelizmente.

Bem, o fato é que o último livro que peguei assim "meio que na sorte" para ler foi "O REI DO PICLES", de Rebecca Promitzer. E a leitura foi bem agradável. Que bom!

Seguindo o estilo de histórias que mais curto, não posso dizer que é um livro que eu considere top. Mas, ainda assim, é um livro de qualidade, bem escrito, que traz personagens cativantes e uma trama cheia de mistérios.

A história se passa na cidade de Elbow, durante as férias de verão de Beatrice, a personagem principal. O sonho de Bea é ganhar um concurso de fotografia que oferece ao ganhador uma viagem para a Flórida. A garota está desesperada para sair da cidade que, em todo verão, chove sem parar, dia e noite.

O melhor amigo de Bea é Sam, um adolescente com vários problemas. Os dois estão quase sempre juntos. A grande aventura deles começa quando encontram um homem morto com um olho faltando. Eles descobrem que o defunto é Herman, o carismático e antigo dono da maior fábrica de picles de Elbow.

Bea e Sam, ao invés de avisarem a polícia, decidem investigar o mistério da morte por conta própria. Para isso, criam o grupo de crianças detetives "Os Condenados da Chuva", junto com o nerd Eric, a patricinha Madison, a dinâmica Butterfly e o pequeno Nelson, além do mascote da turma: o cachorro Jellybean.

"O REI DO PICLES" segue os moldes das clássicas aventuras de crianças investigadores, porém, traz pitadas de um acertado humor irônico e bons momentos de reflexão sobre a vida. Em meio a isso, surgem fantasmas, sociedades secretas, segredos do passado, trens abandonados, laboratórios subterrâneos, cientistas malucos e muito mais.

Para quem gosta de histórias com muito mistério, é uma boa pedida!


Livro: O REI DO PICLES
Autora: Rebecca Promitzer
Tradução: Érico Assis
Editora: Companhia das Letras
Ano de edição: 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário